Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1607 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Bahia > Itatim > Morro do Letreiro > Letras Mortas

Ampliar imagem Letras Mortas
Morro do Letreiro em 2000, à época da conquista da primeira via da montanha, "Letras Mortas", com o carro dos autores à frente. A via segue à direita do grande sistema de chaminés com vegetação na parte superior da parede.
Foto: André Ilha
Ampliar imagem Letras Mortas
Kate Benedict apontando para o livro de cume deixado no topo do Morro do Letreiro após a conquista da via Letras Mortas.
Foto: André Ilha
Letras Mortas Imprimir informações da via
3º V D1
Cadastrada por: André Ilha, em 11-09-2021 às 14:16
Alterada por: André Ilha, em 06-06-2022 às 18:26
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: sudeste
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 200 metros
Descrição: Bonita escalada, predominantemente em agarras, a primeira nesta montanha bem às margens da BR-116. Proteção mista, primeiras paradas duplicadas, rapel pela própria via com duas cordas de 50 m.
A escalada começa com um lance longo e fácil (mas bem cheios de líquens) de agarras até um bom platô, e segue até a base de um óbvio sistema de lacas, onde está a primeira parada. As lacas são escaladas por uma oposição linda e fácil voltada para a direita, com pro em friends diversos, com saída para a esquerda até uma canaleta profunda. Siga por ela, e a saída (crux) para a esquerda leva a um grande buraco onde está a segunda parada. Uma diagonal para a direita levará a outro bom platô na base de um grande sistema de chaminés, que, no entanto, está repleto de vegetação. A via então segue por um espetacular sistema de canaletas limpas e elegantes logo à direita da chaminé, escaladas em agarras e tesoura, com proteção móvel. Depois, lances fáceis e longos de agarras com grampos levam ao topo.
Essa escalada, infelizmente, recebeu a intermediação indevida de nada menos do que 13 grampos por um escalador local, que depois, quando solicitado, se recusou a removê-los,. Mas eles foram arrancados posteriormente, devolvendo à via o seu caráter original.
Coordenadas: -12.727315010324618,-39.77958694102912
Equipamento mínimo necessário:
  • 1 jogo de Camalots do .3 ao 4.
Data da conquista: 05/08/2000
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local